quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Como escolher a cor de temperatura ideal?

No momento de escolher as suas novas lâmpadas de LED, surgem infindáveis nomenclaturas técnicas. A iluminação LED oferece todas as temperaturas de cor, incluindo várias cores e tonalidades RGB. Mas, para que não tenha dúvidas sobre a cor que melhor se adequa a cada situação, mostramos-lhe os 3 ambientes mais comuns e indicados para a utilização da luz branca ( em branco quente, branco neutro e branco frio). Diferentes ambientes obrigam a temperatura e intensidade de luz específica, principalmente em uso profissional, em escritórios, industria ou em linhas de produção. As aplicações profissionais regem-se por indicadores tabelados para várias utilizações. A temperatura de cor mais quente, o chamado branco quente, warm white ou 2700kelvin, é normalmente utilizado em ambientes mais acolhedores. No entanto, em todas as aplicações não sujeitas a requisitos legais de cor e intensidade, o que dita a regra é o gosto e a vontade de cada um, e pela nossa experiência, podemos afirmar que... “ há gostos para tudo ”.


2700K (Kelvin) – o equivalente ao branco quente ou luz amarelada, ou de tungsténio, oferecido pelas lâmpadas tradicionais incandescentes e de halogéneo. Se o que pretende é substituir iluminação tradicionalmente chamada de “amarela”, o melhor deverá optar por um equipamento entre 2700K e os 3000K.


4200K (Kelvin) – o chamado branco neutro, é a temperatura de cor ideal para escritórios ou ambientes de trabalho. Note que temperatura de cor ideal não significa intensidade de luz ideal, sendo sempre necessário nos ambientes profissionais, obedecer à quantidade de luz legalmente exigida, sendo que diferentes áreas profissionais poderão exigir diferentes temperaturas de cor e intensidades de luz, mas na maioria dos casos, a temperatura de cor indicada nos equipamentos é o branco neutro ou 4000K.


5600K (Kelvin) – o branco frio é indicado para iluminação de grandes espaços, fábricas, áreas de produção ou naves industriais, muitas vezes sem acesso a luz natural. Uma iluminação de luz branca com a intensidade legal certa, não altera a cor dos elementos a iluminar, sendo normalmente uma quantidade de luz extrema, que cria uma iluminação homogénea em toda a área de trabalho. Estes equipamentos oferecem normalmente uma gama de temperatura de cor entre os 5500K e os 6500K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário