terça-feira, 30 de abril de 2013

Gerar energia solar em casa pode ser um bom negócio

Você já pensou em receber a conta de luz no fim do mês e não ter de pagar nada pela energia usada durante o mês? Melhor: já imaginou ter crédito com as companhias de energia? Pois as medidas adotadas pela Aneel na resolução 482, publicada no ano passado, são um grande passo para que isso aconteça. De acordo com as novas regras, além da regulamentação da produção de energia solar no país, há agora o sistema de compensação de créditos a favor do consumidor, o que viabiliza economicamente os sistemas de energia solar.
Gerar energia solar em casa pode ser um bom negócio

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Li-Fi promete substituir Wi-Fi

Os microLEDs são fabricados sobre pastilhas semicondutoras
comuns, constituindo um autêntico chip de luz, com a vantagem de
que cada LED é controlado individualmente.
Pequeno e barato
Aproveitar a iluminação das residências e escritórios para transmitir dados é uma ideia antiga, mas que depende de avanços na própria iluminação.
Isso porque a fonte ideal de luz para transmitir dados são os LEDs, que ainda custam caro.
Um problema que poderá ser resolvido com o desenvolvimento dos microLEDs, uma inovação anunciada por pesquisadores da Universidade de Strathclyde, no Reino Unido.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

LED, um estranho sobre nós


Folhas luminosas de fibras ópticas superam deficiência dos LEDs


Pontos de Luz

Os LEDs têm inúmeras vantagens: eles são miniaturizáveis, consomem pouca energia, são inteiramente de estado sólido e emitem luz nos mais diversos comprimentos de onda, incluindo as cores visíveis, o infravermelho e muito mais.
Sua única desvantagem parece ser a mais óbvia: eles são pontos de luz. Para fazer telas e monitores mais brilhantes e com resolução cada vez maior, o que menos se pode querer são interrupções na luz emitida.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Garrafa de vodka com LED exibe mensagens para os festeiros na balada


A tecnologia está presente em realmente todos os lugares, nem o seu drink fica de fora! A marca de vodka holandesa Medea Spirits lançou uma garrafa com um visor de LED personalizável.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

No Shadow - Esculturas de LED


Esculturas de Led – Makoto Tojiki

Nem todos gostam de arte. Mas o que esse japonês (tinha que ser japa…) fez utilizando fios com led é impressionante. Com a sérieNo Shadow (Sem Sombra, no bom e velho português), Makoto Tojiki criou incríveis esculturas utilizando fios de led posicionados de tal maneira que o efeito ficou impressionante.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Vagalumes inspiram criação de lâmpadas LED

Cientistas sul-coreanos afirmam ter copiado a estrutura do ventre de um vaga-lume para criar o que eles consideram ser uma lâmpada de LED melhor e mais barata. A intenção é que ela seja usada em smartphones, televisores e outros dispositivos.
Os cientistas explicaram que foram inspirados pelo inseto e sua eficiente fonte de luz natural para desenvolverem a pesquisa. “Nós fizemos uma nova lâmpada LED copiando a nanoestrutura da lanterna

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O surgimento da lâmpada fluorescente

Quando se fala em luz artificial ou lâmpadas a maiorias das pessoas pensa nas lâmpadas incandescentes associadas a Thomas Edison. As lâmpadas incandescentes produzem luz ao usar a electricidade e um filamento que é aquecido pela passagem de corrente eléctrica, fazendo com que o filamento brilhe produzindo luz. As lâmpadas de vapor, onde podemos incluir as lâmpadas fluorescentes funcionam de forma distinta. Nas lâmpadas fluorescentes a luz não provem do aquecimento directo do filamento, mas de um conjunto de reacções químicas que ocorrem quando estimulada pela electricidade num tubo em vácuo que possui alguns gases.

Por que em algumas cidades a tensão é 110 volts e em outras, 220 volts?

Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país. "A escolha do sistema de 110 volts ou de 220 volts dependeu do país de origem das primeiras empresas e de uma análise de custos: a quantidade de consumidores por metro quadrado, o dinheiro para a instalação e para os materiais necessários, como transformadores e cabos", afirma Ronaldo Roncolatto, gerente de engenharia da empresa CPFL. Nesses primórdios da eletrificação, as canadenses Rio de Janeiro Tramway, Light & Power e São Paulo Light & Power instalaram redes de 110 volts para consumo residencial nas duas principais cidades da Região Sudeste.

sábado, 20 de abril de 2013

Como funciona a lâmpada fluorescente

A fluorescência é uma das formas de converter energia elétrica em luz. As lâmpadas que se baseiam nesse princípio possuem quatro componentes básicos: um tubo de vidro transparente, dois eletrodos (um em cada ponta), uma mistura de gases e um material que reveste internamente o tubo. Quando ligamos o interruptor, os eletrodos geram uma corrente elétrica que, ao passar através da mistura gasosa - argônio e vapor de mercúrio, por

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Como medir a velocidade da luz com uma barra de chocolate


No vácuo, a velocidade da luz é de aproximadamente 300 milhões de metros por segundo. Usando um microondas, uma barra de chocolate e alguns cálculos, é possível fazer essa experiência em menos de 15 minutos.

Assista o vídeo e veja como é fácil.



Cientistas da Suécia criam luz a partir do nada

Novas técnicas de estímulo às partículas do espaço vazio seriam a explicação para os experimentos suecos.


Imagine-se na total escuridão. Sem uma lanterna, interruptor ou fósforo, você acha que seria possível criar luz? Apesar de todos nós pensarmos que isso é impossível, alguns cientistas da Suécia estão começando a nos fazer pensar o contrário. Utilizando conceitos da física quântica, eles estão fazendo com que “partículas virtuais” de luz, tornem-se “partículas reais”.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Nova iluminação LED da ponte Bay Bridge gastará apenas R$60,00 por dia em energia



Há 76 anos que a ponte Bay Bridge é uma das mais conhecidas infra-estruturas da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos – juntamente com a ainda mais conhecida Golden Gate Bridge. Este ano, a ponte vai transformar-se na maior escultura de luz do mundo, um megaprojeto que levou à colocação de 25 mil LED brancos na infra-estrutura.

Como usar as lâmpadas LED? O arquiteto Rafael Serradura explica

Rafael Serradura é lightening designer e desvenda, para você, o mundo da iluminação com LED



O que significa led?Trata-se de um diodo semicondutor que, quando energizado, emite luz visível. A sigla vem do inglês, light emitting diode. O led foi criado em 1962, inicialmente na cor vermelha, e hoje o encontramos em TVs, computadores, relógios digitais, rádios, semáforos, lâmpadas, luminárias etc.

Por que ele pode ser considerado sustentável?Estudiosos dizem que o led é a tecnologia do futuro pela sua variedade de aplicações e por ser sustentável. Uma lâmpada de led gera uma economia entre 75 e 95% no consumo energético em relação às halogenas  Também vale ressaltar sua durabilidade, que costuma atingir 10 anos de vida útil, dependendo de onde está aplicado. É uma opção excelente para o retrofit, pois tem menor consumo e não irá sobrecarregar a carga elétrica.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Philips cria a TLED, lâmpada que reduz pela metade o gasto de energia

A Philips anunciou a criação da TLED, a lâmpada mais eficiente do mundo. Segundo a empresa, o novo protótipo, de LED branco com tom quente, reduz pela metade o gasto energético, quando comparado aos modelos produzidos atualmente.


TLED tem formato de tubo e utiliza um elemento vermelho, combinado com dois azuis, cobrindo um dos elementos azuis com um filtro de fósforo verde. Com esse método, a luz gerada é considerada “quente” e de alta qualidade, entregando até 200 lúmens por watt (lm/W), enquanto lâmpadas fluorescentes produzem 100 lm/W e as incandescentes comuns, 15 lm/W.