quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Eficiência e economia em iluminação: NanoLight


Criada por Gimmy Chu, Tom Rodinger e Christian Yan, da Universidade de Toronto, a nova lâmpada LED é a mais eficiente do planeta. Considerada um verdadeiro avanço para a tecnologia de iluminação LED, a NanoLight produz mais luz visível ao olho humano do que qualquer lâmpada branca do mercado.

O brilho de uma lâmpada é medida em lumens, que é uma medida da luz total visível emitida pela fonte.
Usando apenas 12 watts, a NanoLight gera mais de 1.600 lumens, o equivalente a uma lâmpada incandescente de 100 W, gerando 133 lumens por watt, o que é 200% a mais do que as lâmpadas disponíveis no mercado. Ao contrário de lâmpadas fluorescentes compactas, a NanoLight alcança brilho máximo no instante em que é ligada. Seu desempenho não é afetado pela frequência de vezes que é ligada e desligada. Por ser muito eficiente, pouca energia é perdida em forma de calor.
Diferente das lâmpadas comuns, você não vai queimar a mão se tocá-la.
A NanoLight está disponível em dois modelos:
• 10 W (Equivalente a uma lâmpada comum de 75 W): Com vida útil entre 25 e 30 anos considerando um uso de 3 horas por dia, gera 120 lumens por watt e utiliza 87% a menos de energia comparada com uma lâmpada incandescente padrão e 50% a menos comparada a uma lâmpada fluorescente compacta.
• 12W (Equivalente a uma lâmpada comum de 100 W): A mais eficiente e a recomendada pelos seus criadores. Seu custo é de é de em média 45 dólares recompensado pela economia de energia durante sua vida útil. Gera 1600 lumens, 133 por watt. Dura entre 25 e 30 anos considerando uma utilização de 3 horas por dia. Usa 88% a menos de energia comparada com uma lâmpada incandescente comum.

Neste link, você pode ver os testes que foram realizados para que se chegasse a tais resultados:


NanoLight Test Evidence from NanoLight on Vimeo.

Você pode apoiar essa idéia. A lâmpada está em campanha no Kickstarter, onde também pode ser adquirida:http://www.kickstarter.com

Via Engenharia é

Nenhum comentário:

Postar um comentário